segunda-feira, maio 21, 2007

Chelsea FC 1-0 Manchester United (A.P)

Estádio: Wembley
Espectadores: 89.876
Árbitro: Steve Bennet


Chelsea FC: Cech, Paulo Ferreira, Essien, John Terry e Wayne Bridge, Mikel, Makelele e Lampard, Wright-Phillips, Joe Cole e Drogba.

Treinador: José Mourinho. Jogaram ainda: Robben, Kalou e Ashley Cole.

Manchester United: Van der Sar, Brown, Ferdinand, Vidic e Heinze, Carrick, Fletcher, Scholes e Ronaldo, Rooney e Giggs.

Treinador: Alex Ferguson. Jogaram ainda: Smith, O'Shea e Solskjaer.


No último jogo da temporada para ambas as equipas, O Chelsea levou a melhor sobreo Campeão Manchester United e arrecadou o seu sexto título em solo inglês, a sua primeira Taça de Inglaterra.



Tanto José Mourinho, como Alex Ferguson estavam com baixas na equipa. Ainda assim, o treinador português conseguiu apresentar uma equipa competitiva e sem jogadores fora de posição. Ricardo Carvalho não recuperou e foi Essien a jogar no seu lugar. Mikel foi títular ao lado de Makelele. José Mourinho apresentou o Chelsea em 4x3x3.
No novo Estádio de Wembley repleto de adeptos de ambas as equipas, foi o Chelsea a criar perígo logo ao minuto 6, numa jogada conduzida por Joe Cole, que centrou para a área, onde Wright-Phillips, aos segundo poste, não conseguiu emendar da melhor forma. O jogo começou de certa forma, táctico de embos os lados, com alex Ferguson a responder ao 4x3x3 do Chelsea, com um losango no miolo, com Carrick no vértice mais defensivo, Fletcher e Scholes no meio e Ronaldo na frente. Mas nem assim, com seguiu criar muito perígo nos primeiros 45 minutos. A melhor oportunidade do Manchester aconteceu ao minuto 14, com Mikel a falhar o corte e Scholes a assistir Rooney, que já na área rematou para defesa de Cech, mas a jogada já tinha sido invalidada por fora de jogo.

O Manchester United, tentou imprimir alguma velocidade ao jogo, mas as tentatívas esbarravam sempre no bom posicionamento de Mikel e Mekelele, que iam cortando as tentatívas de Scholes e Rooney. Aos poucos, o losango foi sendo defeito, passando o Manchester a jogar no habitual 4x3x3, com Ronaldo na esquerda, Giggs na direita e Rooney no eixo.

Aos 29 minutos, Paulo Ferreira subiu pela direita e depois de deixar Cristiano Ronaldo e Heinze para trás, deu em Lampard que atirou de primeira, mas Van der Sar correspondeu com excelente defesa. O Manchester, apesar de ter mais bola que os blues, pouco fêz para chegar perto da baliza de Petr Cech. No entanto, a melhor oportunidade para os Red Devils, surgiu já perto do intervalo, e mais uma vez pelos pés de Cristiano Ronaldo. O jogador arrancou pelo seu flanco, deixando Paulo Ferreira para trás e já junto à linha, centrou tenso para a entrada de Ryan Giggs, mas John Terry afastou para canto in extremis. Foi a melhor ocasião da primeira parte para o Manchester United. O intervalo chegou pouco depois, deixando à vista uma primeira parte muito tactica, longe do grande espectaculo que os dois treinadores pediram para este jogo. Embora o Chelsea tenha tido mais oportunidades de remate, o certo é que não levaram o caminho da baliza, enquanto que o United com mais bola, teve algumas dificuldades para penetrar na grande área do Chelsea.

No segundo tempo, Mourinho deixou no balneario Joe Cole e fez entrar Robben, que deu outra vivacidade ao jogo. Mas, foi o Manchester United, agora sim num declarado 4x3x3, a criar perígo logo na primeira jogada do segundo tempo, com Cech a fazer duas defesas enormes, a remates de Rooney e Giggs, mas o árbitro já tinha anulado a jogada, por novo fora de jogo, desta feita de Giggs. O jogo ganhou outra velocidade e desenvoltura, mas foi novamente o United a chegar com perígo perto da área do Chelsea, desta feita com Giggs a efectuar um remate perígoso, por cima da trave da baliza do Chelsea, a passe de Scholes. O Chelsea respondeu, á passagem da meia hora, através de um lívre de Drogba, que ainda chegou a bater no oste da baliza de Van der Sar, mas acabou por sair pela linha de fundo. Pouco depois, foi a vêz de Rooney voltar a tentar a sua sorte, numa escapadela aos defesas do Chelsea, mas já dentro da àrea, sería desarmado por Cech, que saíu bem aos seus pés. Aos 70 minutos, temeu-se o pior, para Robben. O jogador, que deu outra mobilidade à frente de ataque do Chelsea, sofreu uma entrada durissíma por parte de Wes Brown, mas o árbitro, Steve Bennet, não concedeu qualquer falta. O jogador teve que receber assisitência médica, mas pôde continuar em jogo. A um quarto de hora do fim da partida, os jogadores do Chelsea pedíram grande penalidade, mas o juiz da partida não concedeu. Drogba, em disputa com Vidic, acaba por cair já dentro da área, mas no entanto parece-me acertada a decisão do juiz, pois não há qualquer falta do central do United.

Com o final da partida a chegar, e a adivinhar-se o prolongamento, o jogo começou a endurecer um pouco, e Makelele e Vidic viram o cartão amarelo por faltas duras sobre Scholes e Lampard, respectivamente. O Manchester tentou tudo por tudo para não deixar o jogo ir para o tempo extra, e teve algumas situações de algum perígo, mas as investidas de Cristiano Ronaldo, Rooney e Vidic, acabaram por sair sempre ao lado da baliza de Cech. O prolongamento chegava, ainda assim sem ter havido um jogo de grande nível, em bora no segundo tempo, as hipoteses de golo se tenham verificado junto das duas balizas, mas com o Manchester United, mais perígoso.




À entrada para o tempo extra, Alex Ferguson, mexe na equipa, retirando Fletcher e fazendo entrar Smith, passando a jogar novamente em 4x4x2. Mourinho respondeu, com a entrada de Kalou para o lugar do esgotado Wright-Phillips. E é nesta primeira parte do prolongamento surge o primeiro verdadeiro caso do jogo. smith desmarcou Rooney na direita e este fêz um passe a rasgar toda a defesda do Chelsea, encontrando Giggs que surgiu de carrinho na tentatíva de desviar a bola. O remate do galês é fraco e Cech, acaba por segurar a bola, mas entra com a bola ligeiramente dentro da baliza, sendo que houve contacto entre o guardião e Giggs. O árbitro, bem no meu entender, sancionou o lance com uma falta do jogador do United, sobre o guardião blue. É certo que o contacto é inevitável, mas o guarda-redes já tinha a bola nas mãos quando ele aconteceu.


Na segunda metade do tempo extra, Ferguson tentou modificar o rumo dos acontecimentos, com as entradas de O'Shea e Solskjaer, para os lugares de Carrick e Giggs, enquanto que no Chelsea, Robben deu o seu lugar a Ashley Cole, que acabou por jogar a extremo esquerdo. O Manchester United teve mais uma excelente oportunidade de golo, mas o remate de Rooney saiu por cima da trave. aos 113 minutos de jogo, Kalou teve a melhor oportunidade de golo do Chelsea nos pés. depois de se desmarcar bem, recebeu a bola de Drogba e atirou em jeito, mas a bola saíu um nada ao lado da baliza de Van der Sar. Mas dois minutos depois, surge o golo do Chelsea. Uma das jogadas de entendimento mais bonitas de toda a partida, com Mikel a deixar em Drogba, que de primeira deixou em Lampard, para este, novamente de primeira, dar no marfinênse, com o avançado já em esforço a conseguir tocar a bola por cima de Van der Sar e abrir o activo, marcando assim o seu 33º golo da temporada. Pouco depois o Chelsea voltou a dispôr de nova oportunidade, já nos descontos, mas o remate de Kalou saíu por cima da trave. O jogo chegou ao fim pouco depois, e foi a explosão de alegría dos adeptos do Chelsea, que viram o clube vencer a sua quarta FA Cup. O Chelsea entra na história da competição, por ser o último clube a vencer no antigo Estádio de Wembley, e o primeiro a vencer no novo. Mourinho, logo após o final da partida correu para os balnearios, perseguido por Drogba, mas depois regressou para se juntar aos festejos e comemorar o seu sexto título em solo inglês.





Etiquetas: , ,

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabens pela vitória, para o ano ganhamos nos.

8:22 da tarde  
Blogger Johnny Lino said...

LOL... Agora podes fazer uma entrevista com o vencedor da Taça de Inglaterra, parao FA....

10:07 da tarde  
Blogger Bruno Pinto said...

Bela crónica do jogo, sem dúvida. Não tive oportunidade de o ver na íntegra, mas pelo que sei foi um jogo chato e muito táctico, com poucas situações de real perigo junto das balizas. Relativamente ao futebol inglês tenho andado dividido a torcer por Mourinho e Ronaldo. Uma vez que este venceu a Premier League, fiquei feliz por esta vitória do "Special One", o sexto (!!) título do português nas três épocas nos "blues". Grande Mourinho! Parabéns ao Chelsea e parabéns pelo excelente blog.

5:06 da tarde  
Blogger N.M said...

Não foi um bom jogo,mas o chelsea mereceu ganhar!!!
Grande Mourinho!!!

12:05 da manhã  
Blogger Paulo Pereira said...

Eia! Agradável surpresa. Alguem k é "fanático" pelo Chelsea, tal como eu:)
Tá um blo blog parabéns!
Bons textos, minuciosos, e excelentes fotos. Pena k este ano não se conseguiu o tri, mas a vitória na Taça já deu para atenuar a frustração.
Um abraço, Chelsea rules...

9:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer