terça-feira, março 20, 2007

Tottenham 1-2 Chelsea FC

Estádio: White Hart Lane
Espectadores: 35.518
Árbitro: Martin Atkinson

Tottenham: Robinson, Chimbonda, Dawson, Ricardo Rocha e Lee, Zokora, Malbranque, Jennas e Lennon, Berbatov e Robbie Keane.
Treinador: Martin Jol. Jogaram ainda: Defoe e Staltieri

Chelsea FC: Cech, Diarra, Ricardo Carvalho, John Terry e Ashley Cole, Mikel, Wright-Phillips, Lampard e Ballack, Shevchenko e Drogba.
Treinador: José Mourinho. Jogaram ainda: Robben, Kalou e Paulo Ferreira.

O Chelsea venceu o Tottenham no jogo de desempate dos quartos de final da FA Cup, ou Taça de Inglaterra. O jogo não foi tão emocionante como o de Stamford Bridge, e os golos só surgiram no segundo tempo.



José Mourinho poupou alguns jogadores no jogo de Sábado, mas ontém usou practicamente a artilharía toda. O adversário assim o justificava, pois este Tottenham joga um futebol aberto e rápido, tendo que haver, por parte da equipa adversária, cuidados especiais. O Chelsea actuou em 4x4x2, regressãndo assim ao losango no meio campo. Kalou e Robben foram os sacrificados por este sistema e começaram o jogo do banco. Diarra voltou ao onze e ao lado direito da defesa e Mikel substituiu Makelele no vertice defensivo do meio campo. Wrihgt-Phillips voltou a ser titular, depois da excelente exibição de Sábado. do lado do Tottenham, algumas alterações foram efectuadas pelo treinador holandês, Martin Jol, e do jogo de Stamford Bridge ficaram de fora Tainio e Ghaly, que até marcou um dos três golos dos spurs, sendo substituidos por Jennas e Malbranque. Chimbonda e Robbie Keane também regressaram ao onze, depois de terem ficado no banco no jogo do fim de semana, Ricardo Rocha foi títular e esteve em bom plano.
O jogo começou com as equipas a tentarem enncaixar uma na outra, fruto do uso do mesmo sistema de jogo por parte dos dois treinadores. Ainda assim foi o Tottenham o primeiro a rematar á baliza, decorria o minuto 4, e o autor foi Robbie Keane. O Tottenham tem perígosos jogadores na frente, mas ontém, tanto Berbatov, como Lennon estiveram apagados, assim como Robbie Keane. O Chelsea respondeu por intermédio de Ballack, num remate de fora da área, depois de bem assistido por Drogba. No entanto o remate saiu ao lado da baliza de Robinson. O tottenham deu a iníciativa de jogo ao Chelsea, o que acabou por fazer do jogo algo monotono, pois o Chelsea, embora mais dominador, também não conseguiu concretizar esse dominío em golos, ora, porque a pontaría estava desafinada, ora porque a defesa dos Spurs resolvia bem as tentativas dos jogadores Blues. A melhor oportunidade de golo surgiu para o Chelsea, e para Wright-Phillips, mas o remate do jogador saiu um pouco ao lado, estavam decorridos 16 minutos de jogo. A equipa de Mourinho controlou sempre durante os primeiros 45 minutos, mas não conseguiu marcaer, e o jgo foi para o intervalo com um 0-0, que dava alguma esperança aos dois conjuntos de seguir em frente.
Após o intervalo, o Tottenham entrou um pouco mais perígoso e ousado, tentando chegar mais perto da baliza de Cech, que durante o primeiro tempo foi practicamente um espectador. Logo ao minuto 48, teve que se aplicar a uma cabeçada de Chimbonda, na sequência de um canto, evitando assim o golo do Tottenham.
O golo, esse, surgiu na baliza de Robinson, minutos depois. Grande trabalho de Shevchenko, que recebeu a bola de Wright-Phillips na direita do ataque blue, e do nada, retirou um defesa do caminho e bateu forte e cruzado para o canto mais distante da baliza de Robinson, com este apenas a contemplar o lance. Grande golo do ucrâniano, que aos poucos parece recomeçar a adquirir o instinto pelo golo que o notabilizou e fez dele um dos avançados mais letais da europa.
O Tottenham sentiu o golo e tentou partir na busca do empate, mas minutos depois do primeiro, chegou o segundo, desta feita por Wright-Phillips, que parece começar a justificar a contratação e a ganhar um espaço no onze blue. A assistência foi de Drogba, que com o peito deixou a bola para o extremo aparecer em corrida e na passada bater Robinson pela segunda vez. Martin Jol irritado com a exibição do seu meio campo, já no primeiro tempo tinha trocado de posição, Lennon, que jogou atrás dos pontas de lança, passando Malbranque para o seu lugar, desta feita substituiu o jogador francês por Jermain Defoe, passando a jogarm em 4x3x3, com Defoe e Keane nas alas e Berbatov a aparecer no eixo do ataque. O Chelsea passou a ter mais cautelas defensivas, e aqui o papel de Mikel e Diarra foi fundamental. Aos 67 minutos um dos casos do jogo. Shevchenko aparece isolado frente a Robinson, chegando mesmo a marcar o terceiro golo dos blues, mas o auxiliar de Atkinson anula o lance por pretenso fora de jogo do avançado ucrâniano. Pelas imagens televisivas, o jogador parece estar em linha com o último defesa dos Spurs. Dez minutos depois, e com o Tottenham a forçarc a defensiva do Chelsea, surge o golo. Mais um lance polémico no jogo, poi Berbatov aproveita bem a jogada de Defoe e passa por Ricardo Carvalho em velocidade. O defesa português, já dentro da área tenta o corte, num lance arriscado, e parece tocar no jogador avançado búlgaro. O árbitro não teve dúvidas e apontou para a marca da grande penalidade, que Robbie Keane transformou em golo. No entanto o Tottenham não conseguiu chegar com perígo á baliza de Cech, nos minutos que faltavam para o final e Mourinho pôde festejar efusivamente a passagem as meias finais da competição, onde defrontará o Blackburn, equipa que já eliminou na caminhada para a vitória na Carling Cup, ou Taça da Liga.




No final da partida, um incidente envolvendo Frank Lampard. O centrocampista blue, quando festejava a vitória da equipa, esteve muito perto de ser agredido por um adepto do Tottenham, aparentemente embriagado. O jogador, em declarações ao The Sun, falou da situação: "Vi-o a vir e fiquei de olho nele porque pensei que se me virasse costas era capaz de apanhar". O jogador teve que se baixar, pois caso não o tivesse feito tinha mesmo sido agredido. "Pela maneira como correu parecia ter uns copos a mais", continou Lampard, que se queixou ainda da hostilidade dos adeptos dos Spurs, sobre a equipa do Chelsea durante toda a partida: "O público tratou-nos mal durante todo o jogo e depois queixaram-se quando festejámos".
José Mourinho desvalorizou o assunto, aludindo á correcção que existiu durante os 90 minutos, como factor príncipal para os seguranças se terem "esquecido" do adepto: "O jogo foi tão correcto que talvez no apito final os seguranças tenham adormecido um pouco, mas nada aconteceu, portanto está tudo bem".
O treinador português abordou ainda a passagem as meias finais da FA Cup, dizendo que esta época está a correr melhor que as outras duas: "Esta época está a ser especial, melhor do que as anteriores quando fomos campeões". Recorde-se que o Chelsea já venceu a Carling Cup e continua na corrida em três frentes: Taça de Inglaterra, Premiership e Champions League.
Declarações de Mourinho e Lampard, retiradas do Site Maisfutebol

Etiquetas: , , ,


referer referrer referers referrers http_referer