terça-feira, março 06, 2007

Chelsea FC - FC Porto - Champions League, 2ª mão.

Disputa-se hoje a segunda mão dos oitavos de final da Champios League, Em Stamford Bridge. O resultado da primeira mão, até é favorável ao Chelsea, pois o empate averbado no Dragão, deixa a equipa de Mourinho descançada. O treinador português não poderá contar com John terry, que não conseguiu recuperar plenamente da lesão contraida na final da Carling Cup, e por isso deverá ser Essien a manter o lugar ao lado de Ricardo Carvalho no eixo defensivo, promovendo assim o 4x3x3, como esquema táctico a ser usado. Robben deverá ser titular, assim como Drogba e Shevchenko na frente, no miolo do terreno, Mekelele, Ballack e Lampard, e na defesa Ashley Cole deve regressar ao onze, ele que foi fundamental na vitória sobre o Portsmouth, com duas assistências para golo e do lado direito deverá permanecer Diarra.




Em declarações á comunicação sócial, Mourinho disse que não se sente pressionado para este jogo: "Isso não me preocupa. Nada me preocupa: respeito o clube, respeito o meu trabalho e o trabalho dos outros. Sei que os outros jogadores e treinadores também têm qualidade, mas não tenho medo de nada. Quero é que a minha equipa possa fazer um jogo de qualidade, para podermos continuar na prova. E estou confiante de que vamos consegui-lo e apurar-nos para os quartos-de-final."

Em declarações á RTP, no passado fim de semana, José Mourinho afirmou que o Chelsea era mais forte e que sería o FC Porto a ver os jogos dos Quartos-de-final pela TV, tudo porque o Chelsea manda em Stamford Bridge: "A história diz que em Stamford Bridge manda o Chelsea. São três anos a ganhar quase sempre em casa e a ser mais forte do que os adversários. Sabemos que, se não sofrermos golos, seguimos em frente, mas vamos jogar com o objectivo de marcar, resolver a eliminatória cedo e tornar as coisas mais fáceis para nós", e continuou afirmando: "Estou convencido que vai ser o F.C. Porto a ver os quartos-de-final pela televisão, mas eles devem estar convencidos do contrário. As pessoas querem mostrar que têm força interior e que é possível eliminar equipas teoricamente superiores. Quando eu fui treinador do F.C. Porto também tinha essa noção e eliminei mesmo algumas equipas teoricamente superiores ao Porto, mas a verdade é que o meu Chelsea é superior a este Porto e tem mais hipóteses de seguir em frente".
Sobre Ricardo quaresma, que fez uma excelente primeira parte no Dragão, Mourinho comentou assim: "No Porto o F.C. Porto atreve-se mais e Quaresma teve mais possibilidades de mostrar o seu jogo. Nós fizemos um jogo normal, jogámos o nosso futebol com naturalidade. O Quaresma é bom e precisa de se ter cuidado com ele, mas o Drogba tem decidido muitos jogos, o Shvechenko é perigoso, o Lampard marca muitos golos em Stamford Bridge, por isso também há muito por onde ter cuidado com o Chelsea".

Quanto ao debate de palavras que houve antes do jogo da primeira mão e novamente agora, com Jesualdo Ferreria, Mourinho diz-se tranquilo: "É normal que ele diga isso, eu também estou convencido que vou ganhar. Mau seria se Jesualdo Ferreira não passasse aos jogadores a imagem de iria ganhar. Porém, e tal como já disse antes do primeiro jogo, falar é fácil. Difícil é ganhar. Eu também vou passar a imagem de que vamos ganhar e de que somos melhores. Depois dentro de campo é que se vê".

Do lado do FC Porto, a única baixa importante é Bosingwa, que se lesionou no jogo frente ao SP. de Braga. No seu lugar deverá jogar fucile, voltando assim á posição original, entrando Marek Cech, para a esquerda da defesa. Há novidades na convocatória azul e branca para este jogo, desde logo a inclusão do reforço de inverno Lucas Mareque, o central João Paulo e o médio atacante Jorginho. Lucho, que também esteve em dúvida, recuperou e deverá jogar de início logo á noite.

Jesualdo Ferreira, diz acreditar na passagem á fase seguinte.. refugiando-se na história: "O Chelsea tem a mesma ambição do que nós, se calhar até maior porque investiu muito para ganhar a Liga dos Campeões, e tem quase essa obrigação. O F.C. Porto não a tem, é uma equipa jovem que pretende retomar o caminho do sucesso europeu. Por isso, amanhã prevejo um jogo entre uma grande equipa e uma equipa que quer ser grande, ou entre uma equipa sem história e outra com história."
E continuou, rebatendo a ansiedade, transformando-a em ambição: "Quando eu disse que o F.C. Porto tem grande ambição de ganhar a eliminatória não falei só por mim. Falei por mim, pelos jogadores, a Direcção e os adeptos. O clube tem grande história, particularmente a nível internacional, e é natural que os jogadores sintam alguma ansiedade quando chegam a uma fase adiantada da Liga dos Campeões. Mas o que há é principalmente uma grande ambição e vontade de defende o historial do clube. Por isso vão estar 3300 portugueses nas bancadas. São adeptos que vêm puxados por esta equipa e pelo que ela pode fazer."

A certa altura da conferência de imprensa, Jesualdo foi confrontado com declarações do Special one, que atestam o estatuto de melhor treinador português da actualidade. Jesualdo rebateu dizendo que: "O José Mourinho tem cinco ou seis anos de treinador. Nestes poucos anos construiu uma carreira de muito sucesso. Conseguiu resultados que falam por si e que podem atestá-lo como melhor treinador português de sempre, mas acho que a carreira de treinador, e o Mourinho deve concordar comigo, faz-se ao longo de muitos anos, não apenas cinco ou seis."
E não contrariando essas afirmações, concluiu: "Ele vai precisar de se manter no topo durante mais anos para provar esse estatuto. Sinceramente, eu acho que vai consegui-lo. Nesta altura, e atendendo ao tempo que tem de treinador e aos títulos que conquistou, é nitidamente o melhor português de sempre."
O jogo será transmitido pela RTP1, a partir das 19:45, e o árbitro será o italiano Roberto Rosseti.
As equipas deverão apresentar os seguintes onzes:
Chelsea FC: Cech, Diarra, Essien, Ricardo Carvalho e Ashley Cole, Makelele, Ballack e Lampard, Robben, Drogba e Shevchenko.

FC Porto: Helton, Fucile, Pepe, Bruno Alves e Marek Cech, Paulo Assunção, Lucho Gonzales e Raul Meireles, Quaresma, Lisandro Lopez e Adriano.
Declarações de Jesualdo e Mourinho, retiradas do site Maisfutebol

Etiquetas: , ,


referer referrer referers referrers http_referer