No domingo, quando as equipas de Manchester United e Chelsea FC entrarem em campo, estará a ser disputado o 63º jogo entre estas duas equipas. Pela primeira vêz desde que Mourinho está em Londres, ao serviço dos blues, não ocupa o primeiro lugar à entrada para a 14ª Jornada.
Em 04/05, época de estreia do treinador português no banco do Chelsea, à 13ª jornada, os Blues já contabilizavam 32pts, resumidos em 10 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota, tendo já marcado 21 golos e sofrido apenas 4. O United, ocupava um modesto 8 lugar, numa das épocas mais fracas de Sir Alex Ferguson e companhia. Até à 13ª jornada o Manchester United, já tinha perdido 2 vezes, empatado 6 e vencido apenas 5 jogos, com um score de 14 golos e 10 sofridos.
Nessa temporada, Mourinho utilizou durante grande parte da temporada o 4x4x2 como esquema táctico prefencial.
Mourinho não poderia querer melhor estreia na Premier League, pois o adversário na primeira jornada foi o Manchester United. Na altura o Chelsea venceu a partida disputada em Stamford Bridge, por 1-0, golo de Gudjohnsen, à passagem do quarto de hora.
No fim do campeonato, o Chelsea seria campeão inglês 50 anos depois, e logo com uma margem pontual que não deixava dúvidas sbre o real valor da equipa: 95pts, contabilizando 29 vitórias, 8 empates e apenas 1 derrota, com score de 72/15. O segundo classificado, Arsenal, ficou a 12pts de distância, enquanto que o United acabou em 3º lugar a 18pts de distância. Nessa temporada Frank Lampard seria o melhor marcador do Chelsea, com 13 golos, enquanto que Rooney no Manchester United, conseguiria marcar apenas 11.
Em 05/06, o Chelsea volta a estar na liderança destacada à 13ª Jornada. Desta feita, Mourinho privilegia o 4x3x3, jogando com dois extremos bastante rápidos, divindo-se entre Robben, Joe Cole, Damien Duff e Gudjonhsen, no apoio a Drogba na frente de ataque. Nessa temporada Mourinho voltaria a ser campeão destacado, com 91pts, enquanto que o Manchester United acabaria aprova em 2º lugar a apenas 8pts de distância. À 13ª jornada, O Chelsea tinha o Manchester United a 7pts de diferença e curiosamente já se tinham defrontado, na 12ª jornada, tendo o jogo terminado com vitória para os Red Devils em Old Trafford por uma 1-0, golo de Darren Fletcher aos 31 minutos de jogo. Curiosamente no fim da temporada, tento Chelsea como Manchester United acabariam com 72 golos marcados, tendo o chelsea sofrido apenas 15 enquanto que o United sofreu 34, o que mostra as grandes deficiências no sector defensivo que vinham assolando os comandados de Alex Ferguson nas últimas temporadas. Frank Lampard, foi mais uma vez o melhor marcador do Chelsea com 16 golos, enquanto que Van Nistelrooy, marcaria 21 golos ao serviço do manchester United.
No próximo Domingo, Mourinho entrará em campo pela primeira vez na posição de perseguidor, desde que está em Inglaterra. O Chelsea ocupa o 2º lugar do campeonato, com 31pts, logo atrás do Manchester que lídera com 34pts. Esta temporada Mourinho voltou a fazer variações tácticas. ora joga em 4x3x3, ora joga em 4x4x2, mas na vertente do losango, uma vez que as contratações de Ballack, Shevchenko e Ashley Cole, a isso obrigam. Em termos de produtividade ofensiva, o Chelsea já marcou 23 golos, 2º melhor registo dos blues à 13ª ronda. Em parte este baixo número de golos pode ser explicado pelo eclipse inicial de Shevchenko, que parece estar a acordar. Na preterita temporada, o Chelsea já havia marcado 31 golos. Por outro lado, a defesa parece estar consolidada, uma vez que apenas sofreu 7 golos até ao momento, no entanto já perdeu por 2 vezes para a Premiership. Mourinho tem passado por algumas dificuldades na baliza, uma vez que Cech se lesionou com gravidade e ainda estará afastado por bastante tempo, ao passo que Cudicini, que se lesionou no mesmo jogo que Cech, já recuperou e voltou a ocupar o lugar no onze, entretanto ocupado com grande nível por Hilário. Mas não é só neste campo que Mourinho tem problemas. Robben já veio manifestar o seu descontentamento pela fraca utilização de que tem sido alvo, tudo graças à variação táctica, que não prevê a utilização de extremos. Mais recentemente Boulahrouz, também veio manifestar o seu desagrado por ser utilizado na lateral direita, e não no eixo defensivo, lugar que segundo o holandes, mais gosta de desempenhar. Eu pergunto... Em que posição jogava Boulahrouz na selecção holandesa que defrontou Portugal no Mundial da Alemanha, e em que posição jogava no Hamburgo, seu antigo clube?
Outro factor com que Mourinho poderá ter que lidar, é com a distância pontual que poderá ser aumentada para 6pts em caso de derrota no domingo. Nunca Mourinho teve este desnível desde que está em Inglaterra. Será interessante tentar perceber o que poderá acontecer, caso o Chelsea não vença. É notório que este é o melhor Manchester, desde que o português tomou conta dos destinos do Chelsea. Os Red Devils sofreram algumas mutações, mas poucas, e é interessante ver que sem Van Nistelrooy, o Manchester United tem mais golos marcados, 29, e parece que a defesa ganhou alguma estabilidade, pois é também a época em que tem menos golos sofridos: apenas 6. Jogadores como Rooney e Ronaldo, estão bem mais maduros e podem fazer mais estragos, do que aquilo que já faziam no passado. Neste momento o melhor marcador do Chelsea é Drogba, com 8 golos, enquanto que no Manchester é Rooney com 7. É importante referir que o jogador em melhor forma nos Blues é Drogba, que como se sabe pode decidir o jogo a qualquer momento. O Chelsea pode aproveitar o facto do Manchester ter sido derrotado frente ao Celtic para a Champions League e ter ficado com o apuramento em risco, enquanto que os londrinos, têm practicamente o apuramento assugurado. Se Gérémi e Cole jogarem de início, como açias se prevê, o Manchester terá que ter bastante em atenção as movimentações destes dois jogadores, pois nos últimos confrontos do Chelsea, o pendor atacante e as jogadas de maior perigo são feitas pelos laterais, que sobem bastante bem, causando descompensações nas defesas contrárias. Neste momento, Gérémi está a passar por um excelente momento de forma, tendo contribuido em grande escala para os últimos triunfos do Chelsea, o último dos quais com o golo da vitória na marcação soberba de um livre directo.
Os onzes-tipo de Manchester United e Chelsea esta temporada, são os seguintes:
Manchester United: Van der Sar, Neville, Ferdinand, Vidic e Evra, Carrick, Fletcher e Giggs, Rooney, Ronaldo e Saha.
Chelsea FC: Cudicini (Cech), Paulo Ferreira (Boularouhz e Gérémi), John Terry, Ricardo Carvalho e Ashley Cole, Makelele, Lampard, Essien e Ballack, Drogba e Shevchenko (Robben)
Em termos de história, este será o 63º jogo entre estas duas equipas em Old Trafford, sendo que o Manchester United já venceu 24 partidas, 22 jogos terminaram empatados, enquanto que o Chelsea já venceu 16 vezes. A maior vitória dos Red Devils, verificou-se em 60/61, quando venceram por 6-0, enquanto que o Chelsea teve o maior resultado em Old Traffor na época de 68/69 e o resultado foi 0-4. O resultado mais repetido entre as equipas é o empate a um golo, resultado que já se verificou em 11 ocasiões.
EQUIPAS E RESULTADOS DAS ÚLTIMAS 2 TEMPORADASÉpoca 04/051ª Jornada
Chelsea FC: Cech, Paulo Ferreira, Gallas, Terry e Bridge, Makelele, Smertin Lampard e Gérémi, Drogba e Gudjohnsen
Manchester United: Tim Howard, Gary Neville, O'Shea, Miller e Silvestre, Keane, Scholes, Giggs e Djemba-Djemba, Fortune e Alan Smith
Resultado Final: Chelsea FC 1-0 Manchester United, golo apontado por Gudjohnsen aos 15 minutos de jogo
Época 05/0612ª Jornada
Manchester United: Van der Sar, Wes Brown, Rio Ferdinand, O'Shea e Silvestre, Paul Scholes, Darren Fletcher e Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney, Alan Smith e Van Nistelrooy
Chelsea FC: Cech, Del Horno, Jonh Terry, Gallas e Paulo Ferreira, Makelele, Essien e Lampard, Joe Cole, Damien Duff e Drogba
Resultado Final: Manchester United 1-0 Chelsea, golo apontado por Fletcher ao minuto 31.É curioso constatar, que estas duas equipas defrontaram-se sempre dentro das 15 primeiras jornadas, nas últimas três temporadas.
Etiquetas: Opinião